19 de maio de 2023, 08:59

“Projeto Conexão CBMSE: saúde mental e física” começou esta semana


Publicada em 28/04/2020

Cuidar da saúde mental e física dos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), durante o isolamento social. Essa é a proposta do projeto “Conexão CBMSE”, que começou a ser realizado esta semana. A instituição está disponibilizando em suas redes sociais, canal do youtube e site orientações com psicólogos, educadores físicos e professora de Yoga.

Às segundas e quartas-feiras serão divulgadas dicas de saúde mental. “Estamos vivendo uma realidade inédita de isolamento social, sem abraço, aperto de mão, reuniões em família e com amigos. Alguns profissionais precisam continuar seu atendimento à sociedade. É o caso dos bombeiros, que não estão imunes ao vírus, nem à carga de sentimentos e emoções que surgem nesse momento de crise. É preciso ter o autocuidado, não somente em relação ao vírus, mas também em relação à saúde mental. Pensando nisso, vamos abordar algumas estratégias nos nossos vídeos”, afirmou a tenente Rosângela Gomes, psicóloga.

Às terças e quintas-feiras serão postados vídeos com dicas de atividades físicas. “A atividade física nesse período é muito importante por vários motivos. Aumenta a imunidade, desde que feita de forma moderada. Não é o melhor momento para fazer atividade intensa, porque isso baixa a imunidade. Ficar muito tempo parado leva a problemas nas articulações, na postura, na circulação e ganho de peso. Em tudo isso a atividade física vai atuar na prevenção, além de promover o bem-estar geral da pessoa. Para nós que somos bombeiros é fundamental ainda se manter em forma, porque nossa atividade requer bastante condicionamento físico”, disse a sargento Roberta Amora, educadora física.

Já às sextas-feiras, o projeto estará disponibilizando dicas de yoga e relaxamento. “O Yoga é uma prática milenar que oferece diversas ferramentas importantes para manter o equilíbrio, a paz. Vamos dar algumas dicas bem simples que podem ajudar nesse período difícil em que estamos passando”, afirmou a cabo Dinah Menezes, professora de Yoga.


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress