23 de maio de 2023, 10:21

Quarto encontro do programa Reformação aborda educação financeira


Publicada em 21/01/2022

Educação financeira com foco em resolução de dívidas. Esse foi o tema do quarto encontro do programa Reformação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), que tem como objetivo preparar os militares da instituição para a reserva. O encontro foi realizado na manhã desta sexta-feira (21), no Sebrae, em Aracaju. “Nosso objetivo foi mostrar para os nossos militares que ter dívida não é o fim do mundo. Para conviver com as dívidas, a pessoa precisa ter um orçamento familiar organizado”, afirmou o palestrante, major BM Luis Hipólito, educador e terapeuta financeiro.

Antes da palestra, no momento de compartilhamento de experiências, um dos temas levantados foi o processo do luto que envolve a aposentadoria. “Nesse processo são muitas as perdas e cumulativas, como o vínculo com as pessoas que ele trabalhava, o papel que ele exercia com aquela profissão. O luto é natural, precisa ser reconhecido e vivenciado. Mas essa fase da aposentadoria é também uma porta que se abre com várias possibilidades, para a realização de novos sonhos, de projetos que ficaram engavetados. O Reformação vem para mostrar isso, inclusive ampliando essas perspectivas”, afirmou o sargento BM e psicólogo Genissno Sabino.

O tenente Edilson dos Santos falou sobre a importância de ter novos projetos. “Eu quero fazer uma faculdade, ter um negócio, retornar ao curso de inglês, viajar. Esse momento do Reformação está sendo bom porque vai ampliando a sua visão, esclarecendo sobre questões sociais, financeiras. Além de ser legal a gente estar encontrando pessoas com mentalidades diversas”, finalizou.

Por Dinah Menezes