17 de maio de 2023, 09:30

Representantes da Celse visitam o CBMSE para apresentar o projeto da Usina Porto Sergipe


Publicada em 13/09/2018

Na manhã desta quinta-feira (13), representantes das empresas Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) e General Electric (GE) estiveram no quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), para apresentar o projeto da Usina Termoelétrica Porto Sergipe.
De acordo com o gerente de contratos da GE, Adriano Cezário Oliveira, com a implementação da usina, o estado de Sergipe poderá ser o 2º maior gerador de energia do Nordeste.
“A Usina Termoelétrica Porto Sergipe vai ser 90% menos poluente, pois vai utilizar gás natural, vindo de fora do Brasil. Além disto, teremos a possibilidade de fornecer energia para 20 milhões de brasileiros, e movimentar o mercado de trabalho local”, afirma Adriano Cezário.
O gerente da GE ainda acrescenta “Mais de 160 empresas sergipanas estão sendo contratadas com a execução deste projeto, e cerca de 1200 pessoas foram empregadas em Sergipe”.
O projeto está dividido em três blocos: Implantação da usina, linha de transmissão e instalação Offshore (unidade de armazenamento e regaseificação, um navio de grande porte). A termoelétrica tem previsão para começar a funcionar a partir de 2020.
Segundo o capitão Luiz Jorge, um dos analistas responsáveis pela verificação do projeto, uma termoelétrica envolve vários riscos específicos. Desde os riscos inerentes aos equipamentos, bem como a energia que vai ser gerada. “Nós vamos atuar exigindo os requisitos básicos de prevenção e combate a incêndio, pra uma termoelétrica e os subsistemas que lá existem”, diz o capitão.