5 de maio de 2023, 09:52
Reuniões entre o Corpo de Bombeiros e comerciante de fogos de artifícios
Publicada em 09/04/2008
O Corpo de Bombeiros de Sergipe, através da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), vem realizando reuniões com representantes de Associações de Comerciantes de Fogos de Artifícios para discutir a comercialização dos produtos e a liberação dos espaços onde serão montadas as barracas para a venda dos fogos em todos os municípios sergipanos.
De acordo com o diretor do DAT, tenente-coronel Gilvan Paixão, mesmo distante do início dos festejos juninos, período onde esquenta a comercialização do produto, equipes especializadas já vêm inspecionando áreas escolhidas pelos comerciantes para montar a estrutura das barracas. Toda a estrutura, posteriormente, quando já estiver montada, passará por uma vistoria final.
A venda de fogos deve atender algumas normas de segurança como: as instalações devem estar montada a uma distância mínima de 150 metros de locais onde existem grandes concentrações populares, a exemplo de escolas, igrejas e residências. As barracas têm que ter uma dimensão mínima de 15m quadrados e devem possuir equipamentos de combate a incêndio. Além disso, no local devem ser afixados avisos de proibição ao consumo de cigarros.
“É importante salientar que todo o material comercializado deve ser condicionado em prateleiras e separado de acordo com o teor explosivo. É bom lembrar, também, que é proibida a venda de fogos para menores que não estejam acompanhados por seus responsáveis”, salientou Paixão.
Atestado
O atestado de concessão de comercialização de fogos de artifício é emitido pelo Corpo de Bombeiros e será disponibilizado após a realização das inspeções. O documento poderá ser revogado caso o comerciante infrinja alguma das exigências ou normas de segurança. O comerciante que for pego irregularmente terá o seu produto apreendido e responderá sanções.
Fonte: ASCOM – SSP