10 de maio de 2023, 10:39

REUNIÕES MARCAM A SEMANA NO QUARTEL CENTRAL DO CBMSE


Publicado em 26/04/2012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desde o início da semana o corpo de Bombeiros, através da Diretoria de Operações, vem dando prosseguimento às reuniões com o intuito de estabelecer os últimos ajustes no Plano de Ações a ser aplicado em Simulado de Desabamento de Encosta envolvendo múltiplas vítimas.

A operação que acontecerá no próximo dia 05, é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil – SEDEC e faz parte de um Plano de Ações da Defesa Civil com o objetivo de preparar os agentes de Segurança Pública para o período chuvoso e aperfeiçoar as estratégias operacionais de controle e gerenciamento de crise em caso de desastre. O simulado acontecerá em todo Nordeste. Em Sergipe, a operação será realizada na Capital, no bairro Industrial, na estrada do Engenho Novo, às 15h00min e envolverá vários Órgãos de Segurança como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil estadual e municipal, Polícia Militar, SMTT, SAMU, SEMASC e Guarda Municipal. Todos juntos, desenvolvendo suas ações de segurança num cenário de Colapso Estrutural onde serão resgatadas dez vítimas diretas.

Nas reuniões que vêm acontecendo desde o dia 23 deste mês estão sendo abordadas estratégias operacionais como forma de aperfeiçoar as técnicas de resposta dos órgãos de Segurança Pública em situação emergencial de catástrofe. Também foram apresentados materiais urdidos de novas tecnologias, equipamentos de proteção individual – EPI, rádios de comunicação – HT’s, compressores, etc. O destaque foi o “top de linha” do EPR – um forte apelo de inovação tecnológica, composto por sistema de monitoramento, que informa o nível de carga dos usuários, amplificador de voz, entre outras vantagens que diferenciam de um equipamento comum.

A guarnição do Canil do CBMSE e especialistas em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas do CBMSE (BREC), também estiveram presentes em reunião. De acordo com o Capitão Max, especialista desta área, o objetivo é revisar, praticar através da organização de um simulado, aplicar técnicas, padronizar e exercitar ações que necessitem desse tipo de atuação. Sendo necessário organizar um exercício prático a fim de desenvolver e aperfeiçoar a capacidade técnica do efetivo bombeiro militar, gerando uma maior disposição e capacidade para atender a sociedade de uma forma mais rápida e eficiente.

Na manhã de hoje, dia 25, foi realizado na Defesa Civil, um simulado de bancada com todos os órgãos de segurança envolvidos no evento. O intuito foi por em prática as ações estabelecidas no Plano de Ação e constatar a aplicabilidade das estratégias a serem desenvolvidas no simulado.


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress