24 de maio de 2025, 22:21

Segunda edição da competição Bombeiro de Aço do CBMSE chama atenção da população em shopping de Aracaju


A segunda edição da competição Bombeiro de Aço, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), chamou a atenção da população neste sábado (24), no estacionamento do Shopping Jardins, em Aracaju. Bombeiros participaram de provas que simularam diversas situações de ocorrências reais e o evento serviu de seletiva para competições nacionais. A novidade esse ano foi um circuito voltado para crianças, com atividades lúdicas inspiradas na atuação dos bombeiros.
“Quero dar os parabéns a todos os envolvidos na organização do evento pela dedicação e a todos os bombeiros que participaram, fazendo dessa edição da competição o sucesso que foi. Esse é um evento que motiva a tropa a estar sempre se preparando, se capacitando. É um momento também de integração entre os nossos militares e de mostrar à sociedade que os bombeiros estão preparados para o atendimento às mais diversas ocorrências”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso.
A competição contou com quatro estações, com provas individuais e coletivas, e os bombeiros realizaram as atividades com todos os equipamentos de proteção utilizados em um incêndio na vida real. A roupa de aproximação utilizada, com o capacete e o equipamento de proteção respiratória representam um peso adicional de 25 quilos para o bombeiro.
“Na primeira estação é preciso subir três lances de escada com uma mangueira de doze quilos no ombro. Ao chegar lá em cima é feito o içamento de outra mangueira. Na segunda é feita a simulação de um arrombamento com uma marreta e depois percorrer quarenta metros em zigue-zague. Na terceira é feito o transporte de uma mangueira pressurizada com água por trinta metros, simulando um combate a incêndio. Por fim, a quarta simula o resgate de uma pessoa utilizando um boneco de 80 quilos”, explicou o sargento Villiney Matos, da comissão organizadora.
A cabo Leilane Cunha, que já representou Sergipe em duas competições nacionais nas quais ficou em segundo lugar, foi a vencedora geral das mulheres. “Esse resultado é fruto de muito treino, muita dedicação, de saber a importância de se manter ativo, cuidando da saúde, para a nossa profissão. Esse é um evento onde todos ganham, onde a gente se confraterniza e se fortalece junto, porque o nosso trabalho é coletivo”, disse. Ela e o tenente SIlas Correia, vencedor geral do masculino, serão os representantes de Sergipe em competições nacionais.
Enquanto os bombeiros competiam, a garotada se divertia no circuito kids, com atividades adaptadas de salvamento em altura, combate a incêndio, entre outras. Joanderson da Costa levou os dois filhos vestidos com fantasias de bombeiro. “Eu vi na tv falando sobre o evento. Meu filho mais velho sempre gostou do bombeiro, tanto que eles vieram a caráter. Eles brincam em casa de bombeiro. Achei muito interessante esse evento”, disse.
Por: ASCOM/CBMSE