24 de maio de 2023, 10:57
Segundo turno das eleições contou com atuação de cerca de 400 militares do CBMSE
Publicada em 01/11/2022
Cerca de 400 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) atuaram no segundo turno das eleições, no último domingo (30). Enquanto no primeiro turno foram registradas seis ocorrências (três registros de mal súbito, dois de repressão a tumulto e um de desobediência), no segundo turno nenhuma ocorrência foi registrada pelos bombeiros empenhados no pleito. Os militares atuaram em 139 locais de votação de quatro zonas eleitorais, localizadas em 14 municípios sergipanos.
“O Corpo de Bombeiros, como parte das forças de segurança, auxilia o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nas eleições de 2022, garantindo aos cidadãos a tranquilidade para exercer seu direito de votar”, afirmou o subcomandante do CBMSE, coronel Luiz Henrique Melo Santos.
De acordo com a diretora operacional do CBMSE, tenente-coronel Maria Souza, a corporação foi solicitada pelo TRE para trabalhar nas eleições deste ano. O Governo do Estado autorizou e o CBMSE atuou no primeiro e no no segundo turno. “Nossa missão foi fazer a segurança nos locais de votação. Atuamos com 400 militares em quatro zonas eleitorais (terceira, quarta, oitava e décima sexta), garantindo a segurança em 139 locais de votação, explicou.
Os bombeiros militares atuaram nos municípios de Aquidabã, Cedro de São João, Graccho Cardoso, Boquim, Pedrinhas, Riachão do Dantas e Arauá, Gararu, Itaby, Canhoba, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora das Dores, Cumbe e Feira Nova. Houve ainda a participaçãp de bombeiros do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), com o uso de uma embarcação no estuário do Rio Sergipe, nas proximidades do Iate Clube de Aracaju, local utilizado para a apuração dos votos.
O trabalho do Corpo de Bombeiros durante o pleito ocorreu em parceria com o TRE, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, além das Guardas Municipais e Defesas Civis Municipais.
Fonte: ASCOM/CBMSE
Fotos: Sgt Edmilson Leite