30 de outubro de 2023, 12:45

Semana de Saúde do Corpo de Bombeiros teve início nessa segunda-feira

Teve início nesta segunda-feira (30) a Semana de Saúde Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), alusiva às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. Realizado através do Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO) da corporação, o evento segue até o dia 1o de novembro no Quartel Central. Participaram da solenidade de abertura o comandante-geral do CBMSE. Coronel Fábio Cardoso, a subcomandante Maristela Xavier, a secretária municipal de Saúde de Aracaju Aracaju. Waneska Barboza, a coordenadora do Centro Integrado de Referência em Atenção à Saúde do Trabalhador (Cirast), Iolanda Aragão, e a coordenadora do NSO, capitã Rosângela Gomes

“Quero parabenizar a capitã Rosângela e toda a sua equipe por esse evento e tudo que vem sendo feito pelo Núcleo. Esse evento abre espaço durante três dias com diversas atividades para os cuidados com a saúde da nossa tropa. Nós acreditamos nessa política e vamos incentivá-la cada vez mais”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso.

A importância da prevenção do câncer de mama foi o tema da palestra com a médica ginecologista e obstetra do Hospital da Polícia Militar (HPM), tenente-coronel Alessandra Aleixo. Também foram disponibilizados serviços como vacinação, testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia, práticas integrativas, avaliação física com nutricionista, cuidados para o corpo, além de atração musical.

A cabo Luisi Gomes aproveitou o evento para receber as vacinas de febre amarela e tétano. “É bem importante a gente estar com o esquema vacinal em dia, especialmente por conta da nossa profissão, por estarmos mais expostos durante as ocorrências. Trazer para o quartel esse serviço facilita muito nossa vida”, disse.

A secretária de saúde. Waneska Barboza, falou sobre a parceria entre as instituições. “É muito importante ter um núcleo de saúde para cuidar do cuidador. Vocês estão prontos para cuidar da sociedade e precisam que alguém cuide também de vocês. Eu quero parabenizar por essa iniciativa e é uma honra para nós da Secretaria de Saúde poder fortalecer ainda mais essa parceria”, apontou.

A programação segue na terça-feira (31) com exercício laboral, consulta com otorrino, além de mesa redonda com profissionais da saúde sobre um estudo de caso, debatendo a importância de uma equipe multidisciplinar no cuidado em saúde. O encerramento do evento na quarta-feira (1) será com palestra sobre câncer de próstata com o médico proctologista do Centro Médico do Trabalhador, André Yoichi, exercício laboral e consultas com cardiologista/clínico geral e ortopedista. Nos dois últimos dias serão disponibilizados ainda os mesmos serviços do primeiro dia.

Fotos; Sargento Edmilson