18 de maio de 2023, 10:32
Senai capacita bombeiros para recuperação de equipamentos
Publicado em 18/06/2019
Durante esta semana, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) conseguiu recuperar seis motores hidráulicos, os quais são empregados no trabalho de resgate a vítimas de acidentes de trânsito presas às ferragens. Os equipamentos voltaram a funcionar após serem consertados pelos militares que participaram de um curso de capacitação no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Os motores recuperados fazem parte da ferramenta combinada que é o desencarcerador, um equipamento de força portátil, acionado através de cordão de partida retrátil, movido a gasolina, das marcas Holmatro e Weber Rescue, avaliados, cada um, em torno de R$70 mil. O kit hidráulico completo (composto por uma bomba hidráulica, e mangueiras de quinze metros, duas tesouras para corte e expansão e mais um expansor) é estimado no valor de R$140 mil.
A corporação dispõe de muitos equipamentos, mas poucos são reparados pelos próprios bombeiros, pois não há especialistas para fazer determinadas manutenções. Os equipamentos são utilizados na retirada de vítimas presas em ferragens em acidentes automobilísticos, apesar de servir principalmente para uso em caso de acidentes de trânsito, os desencarceradores são ferramentas versáteis e podem ser utilizados em diversos tipos de ocorrências de busca e salvamento, devido a sua estrutura metálica, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamento hidráulico, podendo suportar um peso de até 40 toneladas.
O capitão Eduardo Moura comenta sobre a parceria com o SENAI: “Começou desde o ano passado, quando nós percebemos a deficiência da instituição em conseguir empresas que consertassem determinados equipamentos nossos, como desencarceradores, compressores e motores de popa. Tendo em vista a dificuldade de seguir o processo legal e encontrar uma empresa que conseguisse em tempo hábil nos dar esse retorno. Nós procuramos, junto ao Senai, um meio de capacitar nossos bombeiros, para que conseguíssemos internamente fazer com que os materiais fossem consertados à medida que apresentassem defeito, fazendo com que déssemos celeridade, tendo a certeza que estaria sendo concertado da melhor forma possível”, explica.
Diante disso, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe começou com o curso para recuperação de desencarceradores, posteriormente será iniciado o curso de compressores alternativos e por fim, com os motores de popa (utilizado nos botes). Todos eles direcionados à capacitação dos militares da instituição, com o intuito de, nos dois primeiros treinamentos, fazer com que os bombeiros de cada um dos quartéis tenham a devida capacitação para reparar os equipamentos quando o problema surgir.
O capitão Moura enfatiza o considerável apoio e a importância do Senai, por abrir as portas da instituição, firmando essa parceria, trazendo uma grande economia financeira para o CBMSE e, consequentemente uma melhor resposta no atendimento à sociedade. “Essa cooperação vai agregar valor para as duas instituições e para a sociedade. Porque o bombeiro se capacita no Senai e também oferece para nós o que tem de melhor”, completa.




Por: Brunno Carvalho