11 de maio de 2023, 09:00

SERGIPE, 1º ESTADO QUE TERÁ COBERTURA DE COMUNICAÇÃO NA SEGURANÇA PÚBLICA


Publicada em 25/09/2013

 

Uma reunião realizada na tarde desta terça-feira, 24, no Ministério da Justiça, em Brasília, ratificou Sergipe como o primeiro Estado a ter uma cobertura de comunicação das polícias e Corpo de Bombeiros totalmente digital. Os R$ 26 milhões já garantidos para o Estado só para essa área, através do Programa Brasil Mais Seguro, farão a diferença sobretudo nas cidades do interior, que possuem atualmente apenas cinco repetidoras com um sinal analógico, ineficiente para as necessidades atuais das polícias e população. As novas 12 repetidoras com sinal digital trarão mais qualidade na comunicação entre as equipes e vão melhorar o atendimento à população.

O secretário-adjunto da Segurança Pública, João Batista Santos Júnior, ressaltou que o investimento é estratégico para trazer mais agilidade ao trabalho da Secretaria da Segurança Pública (SSP), tanto em Aracaju, como também nas cidades do interior. “É um sonho antigo essa aquisição. Estamos em Brasília para definir os últimos detalhes desse investimento, que será impactante na capital, mas sobretudo nas cidades do interior”, destacou João Batista.

Weslei Borges e Kátia Gonçalves, da Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp), discutiram com os gestores sergipanos os últimos detalhes para a aplicação dos recursos em Sergipe.

A radiocomunicação digital permite o compartilhamento imediato de informações entre o Corpo de Bombeiros, as polícias Militar, Civil e Técnica, por meio da integração de redes específicas, visando realizar operações conjuntas. O compartilhamento de dados só é possível por meio do sistema digitalizado e visa obter um melhor atendimento à população. Os resultados são mais segurança e agilidade no trabalho dos policiais.

Os comandantes da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes, e do Corpo de Bombeiros, coronel Nailson Santos, também participaram das discussões sobre a aquisição dos equipamentos e já fazem contas com a comunicação totalmente digitalizada em Sergipe. Para o coronel Iunes, o sistema digitalizado trará um impacto no atendimento de urgência e compensará a diminuição de efetivo, principalmente no interior. “Dados obtidos através de GPS, transmissão de informações em tempo real e outros recursos tecnológicos nos fazem sair de paliativos para um sistema de comunicação eficiente”, destacou Iunes, acompanhado do coronel José Andrade, diretor do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

Já o coronel Nailson Santos disse que o Corpo de Bombeiros é um dos pilares da SSP e a modernização do sistema de rádio no interior é uma continuação do trabalho que está sendo desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros nas cidades sergipanas. Recentemente, houve inauguração do novo Grupamento dos Bombeiros em Lagarto e uma nova unidade será inaugurada também em Propriá. Todas estarão em breve digitalizadas.

A digitalização é estratégica para o interior porque alimenta equipes policiais com informações imediatas, com palmtops ou notebooks, além de rádios digitais, a identificação de uma viatura roubada ou de um foragido é mais rápida. As viaturas equipadas com o sistema digital de radiocomunicação funcionam como uma espécie de central de inteligência. É possível também iniciar o registro da ocorrência, sem usar a voz, pelo sistema de radiocomunicação digital.

Investimentos

 

O Brasil Mais Seguro foi anunciado em julho e suas ações, que prevêem uma aplicação de quase R$ 40 milhões no Estado, não se limitam aos investimentos em comunicação. As estratégias vão desde o apoio a projetos de prevenção da violência até o aperfeiçoamento da execução penal para enfrentar a impunidade.

Estão previstos ainda recursos para reestruturação de unidades da Polícia Civil e do Instituto de Criminalística, aquisição de bases móveis da Polícia Militar, capacitação profissional e outras ações. Sergipe ganhará reforço para a elucidação de homicídios, com instauração de inquéritos acumulados e mais agilidade no julgamento de processos. Ainda projetam a realização de exames periciais pendentes, principalmente os de balística, já que a identificação de armas de fogo utilizadas em crimes é uma das maiores demandas do estado.

 

FONTE: ASCOM/Ministério da Justiça