24 de maio de 2023, 10:52

Simulado marca último dia de capacitação da Força Nacional do SUS com participação do Corpo de Bombeiros


Publicada em 02/09/2022

Um simulado de cena marcou o último dia de capacitação realizada pela Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) voltado para “Resposta a incidente com múltiplas vítimas”. A situação simulada foi de uma vã desgovernada que atropelou ciclistas e pedestres, depois colidiu em um carro que derrubou um poste. A simulação aconteceu na manhã desta sexta-feira (2), no kartódromo de Aracaju, e contou com a participação do Corpo de Bombeiros e diversos órgãos envolvidos no atendimento a esse tipo de ocorrência.

“É fundamental esse treinamento colocando em prática o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), para que no momento de uma ocorrência que necessite da atuação de vários órgãos o trabalho seja feito de maneira ordenada, integrada. Cada um sabendo o seu papel e o dos demais atores envolvidos é possível atender da melhor forma à sociedade, no menor tempo possível e com mais eficiência”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Alexandre José, que acompanhou o simulado.

O capitão José Cardoso, da Diretoria Operacional (DO) do CBMSE, falou sobre a atuação dos bombeiros no simulado. “O Corpo de Bombeiros fez o isolamento do local, delimitou as áreas quente, morna e fria e fez a retirada de vítimas com o transporte até a área de triagem, inclusive com presença de vítima presa às ferragens”, contou.

A Coordenadora Geral da Força Nacional do SUS, Pâmela Moreira, falou sobre esse dia de conclusão da capacitação. “O evento foi para coroar tudo isso que a gente trabalhou e para colocar em prática que vimos nos últimos dois dias. Para que a gente consiga fazer os ajustes necessários e cada dia mais trabalhar de forma integrada”, concluiu.

Também participaram da simulação equipes do SAMU, Grupamento Tático Aéreo (GTA), Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Defesa Civil, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Energisa.

Fotos: Sargento Fernandes

Por Ascom/CBMSE