19 de maio de 2023, 10:38

Solenidade marca o encerramento do Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS)


Publicada em 18/06/2021

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizou, na manhã desta sexta-feira (18), no Departamento de Ensino e Instrução (DEPI), a solenidade de conclusão  do Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS). O curso foi resultado de uma parceria entre o CBMSE e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), com o objetivo de capacitar 28 bombeiros para atender ocorrências de tentativas de suicídio e intervir em situações de urgência e emergência.

Com duração de 40h/a, a grade curricular abrangeu disciplinas como: conceito histórico; epidemiologia; fases e modelos explicativos do suicídio; aspectos psicológicos/função gatekeeper (guardião da vida); princípio e estratégias de intervenção baseada em escuta e diálogo e negociação em tentativa de suicídio; aspectos jurídicos e direitos humanos em relação ao suicídio; sistema de comando e incidentes (operações) aplicado a tentativa de suicídio e simulado de mesa; brincadeiras perigosa e jogos de não oxigenação; imobilização humana; técnicas de rapel em resgate para tentativa de suicídio; simulados práticos de intervenções comunicativas e físicas em tentativa de suicídio.

Durante a solenidade, o comandante-geral do CBMSE, coronel Alexandre José, parabenizou os militares que participaram do curso e enfatizou a importância da capacitação contínua dos bombeiros ao longo da carreira profissional. “Nós temos que buscar conhecimento para atuar melhor na nossa missão. Quero registrar a nossa gratidão, o nosso respeito e a nossa continência a toda equipe que veio a Sergipe passar esse conhecimento que é tão importante para a nossa corporação”, disse.

A equipe de instrutores recebeu diversas homenagens durante o evento, dentre elas, o certificado de participação, a moeda e o botom alusivos aos 100 anos da corporação. O coordenador e instrutor do CATS, tenente-coronel Edir Paixão, destacou que o rendimento dos alunos durante as instruções foi bastante proveitoso e agradeceu o empenho de todos os colaboradores. “Meu coração está cheio de gratidão porque sei que esses profissionais que foram formados irão levar para os seus quartéis, para suas comunidades e para suas famílias, os ensinamentos que foram lecionados. O tema da valorização da vida está diretamente ligado à prevenção de suicídios. Nós temos a convicção que muitas vidas serão salvas  e transformadas”, relatou.

Além dos bombeiros de Sergipe, participaram do curso militares de outros estados, como Bahia e Minas Gerais. “É de uma importância muito grande participar desse curso para entender como é ministrado em outros locais. É importante termos essa visão de fora, saber o que podemos aproveitar, o que se aplica na nossa realidade. Também é muito importante ter esse conhecimento durante o atendimento a ocorrência, para que assim possamos atender melhor às vítimas. Agradeço profundamente aos Corpos de Bombeiros de Sergipe e do Ceará”, afirmou o segundo sargento Alexandre da Silva Gomides, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Por Vitória Lima

Fotos: Vitória Lima