16 de maio de 2023, 11:07
Subcomandante do CBMSE participa da 1ª Reunião da Ligabom 2018
Publicada em 13/04/2018
O subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), coronel BM Gilfran Mateus, participou, entre os últimos dias 10 e 12, da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Bombeiros Militares do Brasil – Ligabom 2018, que aconteceu em São Paulo/SP. A iniciativa, que aconteceu durante a Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa – LAAD Security 2018, permitiu discutir pautas inerentes às carreiras militares e ações estratégicas no âmbito da corporação.
De acordo com o coronel Mateus, que representou o CBMSE no evento, os integrantes da Ligabom deliberaram propostas que futuramente serão apresentadas, pelo Conselho, como orientação em escala nacional, para que os bombeiros de todo o país possam ter ações padronizadas. Dentre os principais tópicos abordados na reunião estavam ações de saúde e segurança do bombeiro militar, além da inclusão dos Corpos de Bombeiros Militares nos recursos do novo Ministério da Segurança Pública.
“O evento foi extremamente proveitoso para a segurança pública. Entre os diversos temas abordados nas reuniões da Ligabom e do CNCG (Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil), o mais importante foi a fala do ministro da Segurança Pública (Raul Jungmann), que garantiu que ainda este ano teremos verbas carimbadas para a segurança pública, o que resultará em uma ampliação efetiva de investimentos na área. O ministro garantiu que o bombeiro terá a sua participação efetiva. Os recursos foram assegurados para a nossa realidade. O presidente da Ligabom e comandante do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Luiz Telles, deixou claro com o ministro os interesses das corporações”, relata.
A LAAD é a principal feira do setor de segurança pública e corporativa, reunindo, além de representantes do Governo Federal e das forças policiais e militares estaduais, cerca de uma centena de marcas nacionais e internacionais da cadeia de fornecedores de equipamentos e tecnologia para esse setor. As empresas que participaram da Feira apresentaram soluções em autenticação, controle de acesso e vigilância; emergência, salvamento e resgate; equipamentos pessoais e táticos; armamento; perícia criminal; comunicação; veículos e etc.
Fotos 3 e 4: Allan de Carvalho/MESP