3 de agosto de 2023, 19:57

Subcomandante do Corpo de Bombeiros recebe título de cidadã aracajuana


Na tarde desta quinta-feira (3), a subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), coronel Maristela Xavier dos Santos, recebeu o título de cidadã aracajuana, por indicação do vereador Eduardo Lima. Natural de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, a bombeira foi a primeira mulher a ser promovida ao posto de coronel, bem como a assumir o cargo de subcomandante da corporação. A sessão solene no plenário da Câmara de Vereadores de Aracaju, prestigiada por autoridades civis e militares, contou com a participação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros apresentando a música “Viver Aracaju”, de Ismar Barreto.

“Meu agradecimento ao vereador pastor Eduardo Lima, responsável pela propositura para essa inestimável comenda. Cada um dos versos cantados nessa música, abre um capítulo da minha vida nessa encantadora cidade, onde cheguei ainda criança.Agradeço ao Governador Fábio Mitidieri por implementar políticas de equidade de gênero em seu governo, como também ao Secretário de Segurança João Eloy pela confiança em mim depositada, para o exercício dessa grande missão, ao Superintendente Executivo Coronel Andrade, e ao Comandante Fábio pela parceria, buscando sempre o melhor para nossa corporação. Quero deixar registrado que esse título de cidadã aracajuana não é só meu, mas de todos que fizeram e fazem parte da minha história”, afirmou a coronel Maristela Xavier.

O vereador Eduardo Lima falou sobre a indicação. “Tenho a grata satisfação em poder compartilhar essa capital aracajuana que nós tanto amamos com a coronel Maristela. Ela chegou ainda criança em Aracaju, cresceu e carrega uma característica ímpar que é esse olhar visando aproximar a instituição militar da sociedade. Por isso hoje ela é vista com esse olhar diferenciado, por isso me sinto honrado em poder escrever nos anais dessa casa que através da minha propositura ela recebeu essa que é a maior honraria da casa do povo”, disse.

Ela ingressou na carreira militar como cadete em 2001. É graduada em Ciências de Defesa Social pelo Instituto de Ensino de Segurança do Estado do Pará, em Direito pela Universidade Tiradentes (UNIT, além de Publicidade e Propaganda também pela UNIT. É pós-graduada em Direito Penal e Processual pela UNIT, com Curso de Especialização em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar da Bahia/Universidade Estadual da Bahia e Curso de Gestão Estratégica em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar da Bahia.

Durante os 22 de carreira militar, a coronel Maristela foi a primeira bombeira a dirigir o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico da Secretaria de Justiça do Estado de Sergipe, foi comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militares (Itabaiana), Diretora de Logística/Finanças, Assessora Técnica Institucional, além de ter atuado na Defesa Civil de Aracaju, dentre outras funções. Em abril deste ano, foi promovida ao posto de coronel e assumiu o subcomando.

Por: ASCOM/CBMSE