11 de maio de 2023, 10:07

TRÊS ANOS DE GESTÃO: PLANEJAMENTO PARA O FUTURO


Publicada em 03/02/2014

Ao completar nesta data três anos de Comando à frente desta Corporação, cumpro o dever de dividir com todos os integrantes do Soldado mais moderno ao Cel Chefe do EMG a alegria e a satisfação pelas conquistas alcançadas pelo nosso nonagenário Corpo de Bombeiros de todo os Sergipanos.

Desde o início de nossa gestão até os dias atuais pode-se observar o desenvolvimento da corporação nos seus diversos segmentos, buscando em tudo a otimização dos recursos materiais e humanos, visando a crescente melhoria no atendimento a sociedade sergipana razão da nossa existência enquanto Corporação. O apoio do Governador Marcelo Deda através sua visão administrativa e a admiração por esta Instituição em não medir esforços para a melhoria do CBMSE em 2012 integrará o montante de mais de 13 milhões de reais de investimentos em equipamentos, viaturas e aquartelamentos.

Dentre as ações realizadas destaca-se a busca pela melhoria organizacional para refletir nas respostas às ocorrências, através de planejamento eficaz com ações de expansão, interiorização e modernização dos serviços operacionais visando sempre o estabelecimento de uma doutrina corporativa. A reestruturação do antigo comando operacional atual Diretoria de Operações proporcionou uma nova ferramenta de planejamento evitando a perda de esforços e embaraços no emprego operacional.

O Grupamento Marítimo, hoje denominado 4º GBM, passou a oferecer atendimento não somente ao salvamento aquático como também ao combate a incêndio e o resgate urbano, melhorando o tempo resposta na região do bairro Atalaia e Zona de Expansão de Aracaju. Em breve iniciaremos a reforma e construção da nova sede do 1º GBM. Na interiorização pode-se destacar ainda a criação do 1ºDBM do 2º GBM (município de Tobias Barreto), bem como a construção em andamento de novos quartéis (Propriá e Lagarto).

Outras ações podem ser destacadas como a melhoria das instalações da corporação visando proporcionar condições de conforto e segurança aos militares; aquisição de roupas especiais de combate a incêndio e novas viaturas; formação de novos soldados por meio do CFSD (Curso de Formação de Soldados) em 2010; ações voltadas para melhoria da qualidade de vida e saúde mental da tropa por meio da criação do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) e do plano de atividades físicas, assim como a melhoria da qualidade das refeições com o acompanhamento de profissional nutricionista; valorização de datas comemorativas, como o “Dia Internacional da Mulher” e congraçamento da família bombeiro militar aos finais de ano e; o fortalecimento da hierarquia e da disciplina, através da obediência e valorização dos canais de comando.

Sabemos que nem todas as realizações ocorrem na velocidade que queremos, que muito ainda deve ser feito, mas com a certeza do comprometimento e envolvimento de todos nesse projeto, teremos a cada dia um Corpo de Bombeiros cada vez mais fortalecido, organizado, planejado e acima de tudo reconhecido pela população em todos os rincões do Estado de Sergipe.

Por fim, este é o momento oportuno para ressaltarmos a continuidade evolutiva desta Corporação e agradecer a todos indistintamente que contribuíram para que chegássemos a esta data e concitar que continuemos envolvidos nesse projeto, e mantenhamos aceso o lema que nos guia dia a dia: “VIDAS ALHEIS E RIQUEZAS SALVAR”.

À todos meu muito obrigado.

Aracaju/SE, 02 de fevereiro de 2012

Nailson Melo Santos – Cel QOBM

Comandante Geral do CBMSE