25 de outubro de 2024, 11:38
Turistas voltam ao posto de guarda-vidas em Aracaju para agradecer por resgate
“Se não fosse a mão de Deus e de vocês, não sei o que seria de nós agora”. A mensagem reflete o alívio e gratidão de uma vítima de afogamento resgatada por guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). Um casal de Salvador estava na praia da Atalaia, na região dos lagos, quando aconteceu o afogamento, na última segunda-feira (21). Os turistas fizeram questão de voltar ao posto para agradecer pessoalmente e conhecer os bombeiros que salvaram suas vidas.
Os soldados Clóvis Pereira, Lucas Lima e Gabriel Dorna faziam a ronda com a viatura quando visualizaram o casal se afogando. “O resgate do rapaz foi mais rápido, porque ele estava em condições de colaborar. Já a moça tinha engolido água, estava tossindo, cansada e sem condições de ajudar na saída, o que classificamos como grau 1 de afogamento. Então foram dois guarda-vidas para realizar a retirada dela da água”, contou o soldado Clóvis.
Ele falou como é trabalhar como guarda-vidas e o que significou esse momento de reencontro com as pessoas resgatadas. “Realizamos resgates diariamente e eles voltarem para agradecer me deixou muito feliz. É o reconhecimento pelo nosso trabalho, pelo nosso treinamento diário para estar prontos para atuar sempre que precisar e contar com colegas que confio faz toda diferença também. Esse é o local que sempre quis trabalhar, que me sinto realizado”, disse.
O bombeiro orienta sobre como as pessoas podem evitar afogamentos como o que aconteceu com o casal de turistas. “Quando realizamos nossas rondas diárias, identificamos os locais com maior risco de afogamento e sinalizamos com bandeiras vermelhas. É fundamental observar essa sinalização e evitar tomar banho num raio de cerca de 50 metros. Além disso, sempre procure um guarda-vidas para buscar orientações”, concluiu.
Por: ASCOM/CBMSE