5 de maio de 2023, 09:50

Verão 2008: salva-vidas registram diminuição no número de resgates

Publicada em 07/04/2008

A estação mais quente do ano, o verão, foi encerrada na última sexta-feira, dia 21, e com o seu final ficou registrada a marca de 78 atendimentos a princípios de afogamentos em praias que banham a capital Aracaju. O número parece ser alto, mas se comparado ao que foi registrado no verão passado, 261 resgates, representa um decréscimo de 70,11%.

Estes números foram divulgados na manhã desta quarta-feira, dia 27, pelo Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros de Sergipe (Gmar). De acordo com o comandante do Gmar, major Miguel Pereira, a redução no número de resgates efetuados nos quase 25 quilômetros de praias cobertas pelos salva-vidas durante o verão se deve a projetos de conscientização da população, a exemplo do Projeto Golfinho, e o trabalho de esclarecimento feito pela imprensa sergipana.

“O Corpo de Bombeiros realiza projetos que procuram mostrar os perigos do banho de mar e de rio, principalmente tendo como alvo o público infanto-juvenil, faixa etária que mais figura nas estatísticas de afogamentos. Além disso, é importante salientar que os meios de comunicação, principalmente neste verão, nos deram uma grande contribuição com a veiculação de matérias a respeito do assunto”, explicou Pereira.

Cobertura

O Gmar faz a prevenção de cerca de 25 quilômetros de praias, que abrangem uma área que vai do farol da Coroa do Meio até a praia do Marujo, na rodovia José Sarney. Hoje a unidade especializada do Corpo de Bombeiros conta com um efetivo de 57 militares. Com o anúncio da convocação de 100 concursados do último concurso público, feito pelo Governo do Estado, a unidade especializada do Corpo de Bombeiros será reforçada com aproximadamente 20 novos salva-vidas.

Os salva-vidas dispõem de equipamentos próprios para o atendimento de afogados e viaturas especiais. O Gmar mantém, também, diariamente, por 24 horas, uma dupla de mergulhadores que podem ser acionados através do 193, ou ainda pelo (79) 3243-3677.

Interior

No ano de 2007 e no início de 2008 foram registrados alguns afogamentos em municípios sergipanos que são banhados por praias, rios ou açudes. Em alguns casos aconteceram mortes, como na ocorrência registrada no mês de janeiro deste ano, onde quatro integrantes durante um passeio evangélico acabaram morrendo na prainha do povoado Saúde, localizada na cidade de Santana do São Francisco.

Como o Corpo de Bombeiros não cobre todos os municípios de Sergipe que possuem ambientes aquáticos a solução para que se evite essas tragédias seria a criação de grupamentos de salva-vidas municipais. Algumas cidades, a exemplo de Pirambu e Barra dos Coqueiros já possuem nos seus quadros estes profissionais.

“Nós, do Corpo de Bombeiros, estamos disponíveis para fazer o treinamento a fim de formar novos salva-vidas municipais, para isso basta que os prefeitos que desejam criar um grupamento em suas cidades entrem em contato com o nosso comando para que nós possamos ministrar o curso de formação”, finalizou Miguel.